“Paulo Freire mais do que nunca”: para resistir e sonhar com a educação e a filosofia

Conteúdo do artigo principal

Priscila Liz Belmont

Resumo

O texto apresenta uma resenha argumentativa do livro Paulo Freire Mais do que Nunca: Uma biografia filosófica, publicado em 2019 pela editora Vestígio e escrito pelo professor e pesquisador Walter Kohan. O livro procura discutir a vida e obras de Paulo Freire criando um ambiente de diálogo com os aspectos da filosofia, não somente pelo sentido metodológico e teórico, mas, a vida filosófica de um educador no que diz respeito às suas trajetórias, pensamentos e práticas, propondo uma leitura que, investiga a vida de Paulo Freire quanto educador, sociólogo, pai, filho e amigo, criando uma relação destes com os sentidos existenciais de uma vida filosófica. O livro apresenta possibilidades de reflexões a partir da vida de Paulo Freire para investigações acerca da educação, política e filosofia, que contribuem para pensar a formação filosófica de professores como prática de vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BELMONT, P. L. “Paulo Freire mais do que nunca”: para resistir e sonhar com a educação e a filosofia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–7, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16767.209209229435.0828. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16767. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Priscila Liz Belmont, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Estudante de graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - aluna concluinte 2020.2. Bolsista de IC/CNPQ/FAPERJ pelo Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ) do Programa de Pós-graduação em Educação - (PROPED).