Avaliações em larga escala e a intrínseca relação com o currículo

Conteúdo do artigo principal

Sonia Maria de Sousa Fabrício Neiva
Eliana Gonçalves da Silva Fonseca

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as avaliações em larga escala como políticas públicas e a relação dessas avaliações com o currículo como mecanismo para fortalecer a ação regulatória do Estado, com base nas ideias preconizadas pelo neoliberalismo. Como metodologia, utiliza-se o enfoque argumentativo de caráter bibliográfico: Afonso (2009), Bonamino e Sousa (2012), Burbules e Torres (2004), Corazza (2005), Gimeno Sacristán (2013), Libâneo (2019), entre outros, fundamentam o estudo. Nessa perspectiva, currículo e avaliação não se resumem à prescrição de conteúdos ou competências, tampouco a exames ou testes em momentos pontuais, pois percorrem uma educação emancipatória e desvinculada das vertentes gerenciais.


Palavras-chave: Avaliações em larga escala; Currículo; Educação básica; Qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NEIVA, S. M. de S. F. .; FONSECA, E. G. da S. Avaliações em larga escala e a intrínseca relação com o currículo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16811.209209229650.0903. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16811. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Sonia Maria de Sousa Fabrício Neiva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente Adjunta IV do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins em Arraias. Tem experiência na área de educação com ênfase em prática pedagógica, principalmente nos temas: avaliação educacional, avaliação da aprendizagem, currículo, formação de professores, políticas públicas em educação, tecnologias de informação e comunicação, trabalho pedagógico. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas em Educação (GEPPE).

Eliana Gonçalves da Silva Fonseca, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em História pela Faculdade Simonsen (RJ). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Docente Substituta do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins em Arraias. Tem experiência na área de educação, na Educação Básica com ensino de história e no Ensino Superior com ênfase na prática pedagógica, principalmente: formação de professores, metodologia do ensino de história, história oral, políticas públicas em educação, tecnologias de informação e comunicação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas em Educação(GEPPE).