Ensino e aprendizagem de cálculo: explorando os três mundos da Matemática

Conteúdo do artigo principal

Rafael Winícius da Silva Bueno
https://orcid.org/0000-0002-9573-8053
Lori Viali
https://orcid.org/0000-0001-9944-3845

Resumo

Este artigo traz uma pesquisa teórica, de cunho qualitativo, caracterizada como um estudo bibliográfico, realizada com o objetivo de descrever a teoria dos Três Mundos da Matemática, proposta por David Tall, e conectá-la com aspectos relevantes para o ensino e a aprendizagem de Cálculo. Nesse sentido, foi construído um panorama geral sobre os mundos Conceitual Corporificado, Operacional Simbólico e Formal Axiomático e foram trazidas ideias inerentes à teoria e voltadas para o estudo de conceitos desse campo do conhecimento. Percebeu-se, em oposição aos usuais processos mecânicos e repetitivos usados para o cálculo de limites, derivadas e integrais, que uma abordagem pedagógica alternativa pode ser construída. Dessa forma, sugere-se introduzir o estudo do Cálculo a partir de já-encontrados da geometria, da aritmética e da álgebra, que pertencem à realidade corpórea e simbólica, vislumbrada nos mundos habitados pelos acadêmicos que ingressam no Ensino Superior.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BUENO, R. W. da S.; VIALI, L. Ensino e aprendizagem de cálculo: explorando os três mundos da Matemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16896.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16896. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática