Políticas da Educação Infantil e o ensino da matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na prática docente. Para coleta de informações, contou-se com dois procedimentos: análise documental e entrevistas a professores e coordenadores pedagógicos de Escolas Municipais de Educação Infantil de São Paulo. Para a análise dos documentos, tomou-se como referência a Abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen J. Ball e Richard Bowe. Foram analisados os contextos de produção de texto e da prática. Os resultados das entrevistas revelaram que os profissionais mantêm sua forma tradicional de ensino, embora citem do documento como um modelo unificador nacional dos documentos pedagógicos da escola.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.