Gestão educacional municipal: o que revelam as pesquisas? Municipal educational management: what do the surveys reveal?

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Joane Vilela Pinto
https://orcid.org/0000-0002-0227-4887
Dr.ª Yoshie Ussami Ferrari Leite
https://orcid.org/0000-0003-4410-1236

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre gestão educacional. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se identificar e analisar questões relacionadas ao tema com o objetivo de conhecer práticas de gestão e compreender fatores que influenciam a educação, bem como desafios e impactos das políticas educacionais nos sistemas de ensino. No processo de análise foram identificadas recorrências de situações relacionadas às interferências de organismos multilaterais, como o Banco Mundial, bem como a presença de instituições ligadas a grandes conglomerados. Além disso, foram observados alertas de pesquisadores sobre os riscos oferecidos pelo crescente capitalismo e as estratégias utilizadas para sua perpetuação no contexto brasileiro. Outro ponto relevante levantado foi a persistência da visão gerencial em práticas de gestores, juntamente com a presença de patrimonialismo e a ausência de oportunidades de participação dos professores na definição das políticas implementadas nas gestões municipais. Espera-se que esse estudo contribua para o debate acadêmico.

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Como Citar
PINTO, J. V.; LEITE , Y. U. F. . Gestão educacional municipal: o que revelam as pesquisas? : Municipal educational management: what do the surveys reveal? . Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22321.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22321. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Joane Vilela Pinto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2019). Participante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE), pela Unioeste. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas. Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paranã - Unioeste (1993). Especialista em Master em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública e Harvard Kennedy School - USA (2015). Especialista em Educação Especial (2006). Especialista em Alfabetização, Educação Infantil e Séries Iniciais (2003). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (1996). Foi Coordenadora de Equipe Pedagógica, Diretora do Departamento de Ensino Fundamental e Secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (2005-2012). Foi Diretora de Orientação Técnica, Secretária Adjunta de Educação e Secretária de Educação Substituta da cidade de São Paulo (2013 - 2016). Ex-Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência em Gestão Pública, Gestão Pública Educacional, Gestão do Trabalho Pedagógico.

Dr.ª Yoshie Ussami Ferrari Leite , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre-docente pela Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa: Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007.

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