Formação Continuada de Professores do Município de Regente Feijó: A Municipalização do Ensino Fundamental e o Desafios da Construção de uma Política - 1999/2002

Conteúdo do artigo principal

Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis
Yoshie Ussami Ferrari Leite

Resumo

O objetivo central deste trabalho foi o de levantar alguns indicadores de reflexão para a construção de uma política de Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Regente Feijó. Sua relevância apoia-se nos vários desafios que um grande número de municípios enfrentam para a definição de uma política educacional de qualidade, tendo em vista a municipalização do ensino fundamental. Essa nova realidade impõe que a educação seja priorizada pelo poder público municipal, consubstanciada numa concepção de formação em serviço como um direito do professor e dever do estado. Dessa forma, deram corpo a essa pesquisa: a) as reflexões sobre as várias dimensões da formação docente (formação inicial, formação em serviço, condições objetivas de trabalho) e a importância delas se articularem num continuum; b) a análise da trajetória da profissão docente, com seus avanços e recuos, apontando para a necessidade dos professores assumirem uma nova profissionalização, pautada numa perspectiva social; c) a análise dos significados e das necessidades de formação dos 48 professores da rede municipal de ensino fundamental, objetivando a construção de uma política de formação em serviço que promova o desenvolvimento profissional docente e possibilite uma maior autonomia para as escolas construírem seus projetos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
KLÉBIS, A. B. S. O.; LEITE, Y. U. F. Formação Continuada de Professores do Município de Regente Feijó: A Municipalização do Ensino Fundamental e o Desafios da Construção de uma Política - 1999/2002. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1407. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo