SABERES E FAZERES: O ESTÁGIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Conteúdo do artigo principal

Célia Aparecida Bettiol
Adria Simone Duarte Souza
Yoshie Ussami Ferrari Leite

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado na Universidade do Estado do Amazonas com o objetivo de analisar a organização do Estágio no curso de Pedagogia e verificar como o mesmo é vivenciado pelos alunos. Os envolvidos foram alunos que cursaram a disciplina de Estágio I, II e III que responderam a questionários, fizeram produções de textos e participaram de discussões grupais. Fizemos também uma análise documental no PPC do curso. Os resultados do trabalho demonstram que a concepção do professor reflexivo embasa a proposta de Estágio no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas e isso é considerado algo positivo pelos alunos. Vincular o Estágio à pesquisa foi igualmente considerado importante para a formação dos mesmos. O Plano de Ação Docente, atividade proposta na ementa da disciplina, foi considerado como um dos pontos mais relevantes do Estágio. O momento de elaboração do trabalho evidenciou que o planejamento é encarado de forma significativa pelos acadêmicos como algo necessário e a sua realização trouxe à tona algumas fragilidades na formação recebida como a insegurança diante das metodologias de ensino e a elaboração e uso dos diferentes instrumentos de avaliação. O registro da experiência se colocou como uma necessidade para possibilitar a reflexão sobre o vivido e oportunizar, a partir de sua retomada, a reflexão da prática docente a partir dela própria, pressuposto do professor reflexivo. No entanto, os resultados também apontam para a necessidade de repensar a organização da disciplina no currículo e um acompanhamento mais efetivo das atividades. Desta forma, concluímos que o Estágio é um espaço de formação reconhecido pelos acadêmicos como relevante, porém, notamos ainda limitações na organização do seu percurso, fragilizando o processo de formação docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BETTIOL, C. A.; SOUZA, A. S. D.; LEITE, Y. U. F. SABERES E FAZERES: O ESTÁGIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 98–109, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6798. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Didática e Práticas de Ensino
Biografia do Autor

Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas

Docente da Universidade do Estado do Amazonas/ UEA, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação - UNESP, Campus de Presidente Prudente, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM.