SABERES E FAZERES: O ESTÁGIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Conteúdo do artigo principal

Célia Aparecida Bettiol
Adria Simone Duarte Souza
Yoshie Ussami Ferrari Leite

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado na Universidade do Estado do Amazonas com o objetivo de analisar a organização do Estágio no curso de Pedagogia e verificar como o mesmo é vivenciado pelos alunos. Os envolvidos foram alunos que cursaram a disciplina de Estágio I, II e III que responderam a questionários, fizeram produções de textos e participaram de discussões grupais. Fizemos também uma análise documental no PPC do curso. Os resultados do trabalho demonstram que a concepção do professor reflexivo embasa a proposta de Estágio no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas e isso é considerado algo positivo pelos alunos. Vincular o Estágio à pesquisa foi igualmente considerado importante para a formação dos mesmos. O Plano de Ação Docente, atividade proposta na ementa da disciplina, foi considerado como um dos pontos mais relevantes do Estágio. O momento de elaboração do trabalho evidenciou que o planejamento é encarado de forma significativa pelos acadêmicos como algo necessário e a sua realização trouxe à tona algumas fragilidades na formação recebida como a insegurança diante das metodologias de ensino e a elaboração e uso dos diferentes instrumentos de avaliação. O registro da experiência se colocou como uma necessidade para possibilitar a reflexão sobre o vivido e oportunizar, a partir de sua retomada, a reflexão da prática docente a partir dela própria, pressuposto do professor reflexivo. No entanto, os resultados também apontam para a necessidade de repensar a organização da disciplina no currículo e um acompanhamento mais efetivo das atividades. Desta forma, concluímos que o Estágio é um espaço de formação reconhecido pelos acadêmicos como relevante, porém, notamos ainda limitações na organização do seu percurso, fragilizando o processo de formação docente.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
276
Feb 10 '18Feb 13 '18Feb 16 '18Feb 19 '18Feb 22 '18Feb 25 '18Feb 28 '18Mar 01 '18Mar 04 '18Mar 07 '183.0
| |

Detalhes do artigo

Como Citar
BETTIOL, C. A.; SOUZA, A. S. D.; LEITE, Y. U. F. SABERES E FAZERES: O ESTÁGIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 98–109, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6798. Acesso em: 21 mar. 2025.
Seção
Didática e Práticas de Ensino
Biografia do Autor

Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas

Docente da Universidade do Estado do Amazonas/ UEA, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação - UNESP, Campus de Presidente Prudente, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM.