Retratos femininos no século XIX por meio da imprensa: revista A Palavra: Revista Litteraria dedicada á instrucção e recreio da mulher (1891-1897)

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Maria Heloisa Scheel da Silva
Dr.ª Simone Burioli
Luana Beatriz Paes Magalhães

Resumo

O objetivo deste trabalho foi levantar e analisar a instrução das mulheres na revista A Palavra: Revista Litteraria dedicada á instrucção e recreio da mulher entre os anos de 1891 e 1897, considerando o papel social feminino da época e buscando perceber como as mulheres eram instruídas por meio da imprensa. Sendo assim, na metodologia, optou-se pelo estudo documental das publicações da revista, disponível no acervo digital do site oficial da Biblioteca Nacional Digital – Brasil, bem como de um levantamento bibliográfico sobre a temática. A pesquisa é fundamentada em autores como Floresta (1989), Vaquinhas (1997), Cunha (2014) e Del Priore (2020), dentre outros que trabalham com a temática, a fim de contextualizar e estabelecer relações com a análise. A revista contempla uma seção denominada A mulher, onde foi possível localizar a maior parte das matérias e perceber as condições em que elas viviam, sendo inferiorizadas e submissas aos homens de sua família.

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Como Citar
SILVA, M. H. S. da; BURIOLI, S.; MAGALHÃES, L. B. P. . Retratos femininos no século XIX por meio da imprensa: revista A Palavra: Revista Litteraria dedicada á instrucção e recreio da mulher (1891-1897). Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23265.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23265. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Maria Heloisa Scheel da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participou como não bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC). Atuou como estagiária na área da Educação Infantil na rede estadual de ensino do Paraná. Área de interesse: História da educação; História da educação da mulher.

Dr.ª Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara, 2020), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2016), mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2009), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL 2010-Atual), na área de História da Educação e também professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Faz parte do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE/UEL e do projeto MEL - Museu Escolar de Londrina. Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação (2022-atual). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Culturas e Práticas - GEPHECP. É membro da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educativas, educação rural, fontes, arquivos escolares, imprensa pedagógica, pesquisa educacional e formação de professores.

Luana Beatriz Paes Magalhães, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, mestranda em educação também na Universidade Estadual de Londrina.

Referências

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