Caminhos pedagógicos (re)desenhados pelos professores de Química durante o ensino remoto: foi possível a utilização de atividades experimentais?

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Maria Betania Hermenegildo dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-8311-9709
Jaqueline Souza Batista
https://orcid.org/0009-0000-6403-8321
Quézia Raquel Ribeiro da Silva
https://orcid.org/0000-0003-2179-7293

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender os caminhos pedagógicos redesenhados por professores de Química em uma escola paraibana durante o ensino remoto, com foco na experimentação. Foram entrevistados três professores de Química de uma escola pública em Areia (PB). Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados conforme os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as principais dificuldades foram a falta de acesso à internet pelos alunos e a ausência de ferramentas eletrônicas para os professores. Seguindo as orientações do Governo do Estado da Paraíba, as aulas ocorreram por meio de plataformas virtuais, com a distribuição de materiais impressos aos alunos sem acesso à internet. Os professores reconhecem a importância das atividades experimentais para a aprendizagem em Química, contudo apenas um realizou experimentos durante o ensino remoto. Conclui-se que os caminhos pedagógicos redesenhados pelos professores de Química promoveram aproximações e distanciamentos em relação à tendência pedagógica de experimentação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, M. B. H. dos; BATISTA, J. S.; SILVA, Q. R. R. da. Caminhos pedagógicos (re)desenhados pelos professores de Química durante o ensino remoto: foi possível a utilização de atividades experimentais?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23863.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23863. Acesso em: 12 jun. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente Associada do CCA/UFPB, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; do Grupo de Estudos em Estratégias no Ensino de Química e do Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografias Inventivas na Educação em Ciências. Nos últimos anos tem se dedicado às pesquisas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem de Química.

Jaqueline Souza Batista, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus II, Areia -PB.

Quézia Raquel Ribeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Licenciada em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) - área de concentração Ensino de Química. Docente substituta do Departamento de Química, da Universidade Estadual da Paraíba. Tem se aproximado dos estudos etnoquímicos de modo a pensar, criativa e colaborativamente, em rotas que favoreçam diálogos entre os saberes populares e científicos, valorizando a diversidade de sujeitos, cenários e conhecimentos por vezes negados sob a justificativa de irrelevância. 

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