Caminhos pedagógicos (re)desenhados pelos professores de Química durante o ensino remoto: foi possível a utilização de atividades experimentais?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa buscou compreender os caminhos pedagógicos redesenhados por professores de Química em uma escola paraibana durante o ensino remoto, com foco na experimentação. Foram entrevistados três professores de Química de uma escola pública em Areia (PB). Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados conforme os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as principais dificuldades foram a falta de acesso à internet pelos alunos e a ausência de ferramentas eletrônicas para os professores. Seguindo as orientações do Governo do Estado da Paraíba, as aulas ocorreram por meio de plataformas virtuais, com a distribuição de materiais impressos aos alunos sem acesso à internet. Os professores reconhecem a importância das atividades experimentais para a aprendizagem em Química, contudo apenas um realizou experimentos durante o ensino remoto. Conclui-se que os caminhos pedagógicos redesenhados pelos professores de Química promoveram aproximações e distanciamentos em relação à tendência pedagógica de experimentação.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ANDRADE, V. F.; PINHEIRO, T. A.; PINHEIRO, T. A. Aulas práticas de química online no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. INTEGRAEaD, Campo Grande, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11899. Acesso em: 15 mai. 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEHAR, P. A. Experiências de educação a distância durante a pandemia: construindo novos modelos pedagógicos. FÓRUM EAD UFRGS, 4., Porto Alegre. YouTube. Porto Alegre: UFRGS. Mai. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-1c8KYEpJIk. Acesso em: 15 mai. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial da União: Brasília, [2020g]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em: 21 mai. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 mai. 2024.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União: Brasília, [2020e]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 15 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5 de 28 de abril de 2020. Brasília, [2020f]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: Brasília, [2020b]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 15 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Diário Oficial da União: Brasília, [2020c]. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/03/2020&jornal=603&pagina=1. Acesso em: 15 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União: Brasília, [2020d]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-20-de-marco-de-2020-249090908. Acesso em: 15 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União: Brasília, [2020a]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 15 mai. 2024.
CAFÉ, L. J.; SELUCHINESK, R. D. R. Motivação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio para prosseguirem seus estudos frente às dificuldades da pandemia covid-19. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 16, p. 199-212, 2020. Disponível em: https://humanidadeseinovacao.unitins.br/index.php/hi/article/view/10.26493/2447-6632.7.16.199-212. Acesso em: 21 mai. 2024.
CATANANTE, F.; DANTAS, I. L. S.; CAMPOS, R. C. Aulas on-line durante a pandemia: condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista Científica Educ@ção, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 977–988, 2023. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/36. Acesso em: 21 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.122
CERQUEIRA, B. M. V.; SILVA, C. M. B.; IWANAMI, K. A.; BRAGANÇA, T. A. T. Covid-19 e o direito à educação: alargamento da desigualdade educacional. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17788/1125613729. Acesso em: 01 jun. 2024.
CUSTÓDIO, M. M. Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de química durante o ensino emergencial remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química), Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba (MG), 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32156/3/An%c3%a1liseConcep%c3%a7%c3%b5esDificuldades.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.
DUTRA-PEREIRA, F. K.; LIMA, R. S.; BORTOLAI, M. M. S. (Re)pensando o novo normal após a pandemia da COVID-19: a realidade dos licenciandos em química de uma instituição de ensino superior da Bahia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16146/209209213665. Acesso em: 01 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.16146.
FERREIRA, L. H.; CORREA, K. C. S.; DUTRA, J. L. Análises das estratégias de Ensino utilizadas para o Ensino da Tabela Periódica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 4, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/10-EQF-117-14.pdf. Acesso em: 01 mai. 2024.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. Natureza Pedagógica da Experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-40422004000200027. Acesso em: 01 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422004000200027
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 10, 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf. Acesso em: 01 mai. 2024.
GONÇALVES, R. V. S. Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do COVID-19. Monografia (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/258. Acesso em: 15 mai. 2024.
GOVERNO DA PARAÍBA. (2020). Portaria SEECT Nº 418 - Regime Especial de Ensino - De 17 de abril de 2020. Diário Oficial da Paraíba: João Pessoa, 18 abr. 2020. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/programas/regime-especial-de-ensino. Acesso em: 01 jun. 2024.
HALFEN, R. A. P.; MERLO, A. A.; RAUPP, D. T.; NACHTIGALL, S. M. B. Experimentos químicos em sala de aula utilizando recursos multimídia: uma proposta de aulas demonstrativas para o ensino de Química Orgânica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s.l], v. 19, n. 2, p. 270-294, 2020. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/35. Acesso em: 19 mai. 2024.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 19 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004702813_021
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.
LIMA, M. F.; ARAÚJO, J. F. S. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 13 fev. 2025.
MACHADO, P. L. P. Educação em tempos de pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 5, n. 6, p. 5868, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em: 22 mai. 2024.
MARUYAMA, J. A. Laboratórios virtuais para o ensino de Química: potencialidades e limites na perspectiva de estudantes de graduação. Tese (Doutorado em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras) – Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Araraquara, 2022.
MOURÃO, W. S.; CAVALCANTE, A. C. M.; SOUSA, W. L. de. (2020). Atividades práticas de biologia e química no ensino remoto, experiência da E.E.M Governador Gonzaga Mota De Crateús-CE. In: SEMINÁRIO DOCENTE, 1., 2020, Ceará. Anais [...] Ceará: Governo do Estado do Ceará. 2020. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2021/02/192-Anexo-02666610330.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.
NOVAIS, J. N.; SILVA, I. F. M. Experimentação como recurso didático: contextualizando o ensino de química orgânica através de óleos e gorduras (reação de saponificação). In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 4., 2014, Natal. Anais [...] Natal: UFRN. Disponível em: https://silo.tips/download/experimentaao-como-recurso-didatico-contextualizando-o-ensino-de-quimica-organic. Acesso em: 22 mai. 2024.
OLIVEIRA, A. S. O uso do laboratório virtual no ensino remoto de química: um olhar protagonista juvenil. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/2115. Acesso em: 13 fev. 2025.
PEREIRA, I. S.; RAMOS, A. B. B. Análise das atividades experimentais para o ensino de ciências no sistema de educação à distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7, 2020. Recife. Anais [...] Recife: Instituto Internacional Despertando Vocações. Disponível em: https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1630.pdf. Acesso em: 20 mai. 2024.
PEREIRA, M. S. C.; SANTOS, L. B.; FREITAS, O. P.; SILVA, D. A. O. A química no ensino médio: videoaulas experimentais como ferramentas no ensino remoto. Revista EducEaD, Diamantina, v. 1, n. 1, jan-ago, 2021. Disponível em: http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/9/7. Acesso em: 20 mai. 2024.
RODRIGUES, G. A.; GONZAGA, S. B.; FREITAS, A. C. S.; SILVA, C. R. da. Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, n. 14, dez, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/61827/1/2020_art_garodrigues.pdf. Acesso em: 20 mai. 2024.
ROSA, C. W.; ROSA, Á. B. Discutindo as concepções epistemológicas a partir da metodologia utilizada no laboratório didático de Física. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 52, n. 6, 2010. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/1769/4453. Acesso em: 20 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.35362/rie5261769
SANTOS, W. M.; FERNANDES NETO, I. P. Os desafios do ensino remoto em tempos pandêmicos: o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n.15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23474/20157. Acesso em: 01 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23474
SCHNEIDER, E. M.; TOMAZINI-NETO, B. C.; LIMA, B. G. T.; NUNES, S. A. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia COVID19. Revista Científica Educ@ção, São Paulo, v. 4, n. 8, 2020. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/123. Acesso em: 01 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.123
SERPA, A. A. Influências e consequências da pandemia de COVID-19 ao ensino escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/30874/1/influenciasconsequenciaspandemiacovid.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.
SILVA, A. J. J.; LOPES, A. P.; SILVA, A. T. O.; MAURICIO, A. C.; SANTANA, F. F. S.; SILVA, C. M.; SANTOS, G. G.; LOURENÇO, I. R. Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma escola pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education, Science and Health, Teresina, v. 1, n. 3, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/36/20. Acesso em: 10 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36
SILVA, R. T.; CURSINO, A. C. T.; AIRES, J. A.; GUIMARÃES, O. M. Contextualização e Experimentação: Uma Análise dos Artigos Publicados na Seção “Experimentação no Ensino de Química” da Revista Química Nova na Escola 2000-2008. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 245-261, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/kVzpWKrrjbXLV5bW5kypqSJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172009110206
SILVA, T. S. G. Ensino de ciências e experimentação nos anos iniciais: da teoria à prática. Revista Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica, Vitória, v. 25, n. 1, p. 41-53, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/20913. Acesso em: 01 mai. 2024.
SILVA, V. G. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136634/000860513.pdf. Acesso em: 21 mai. 2024.
SOARES, R.; MELLO, M. C. S.; MARGALHO, M. G.; ROCHA, A. S.; SILVA, C. M.; ARBILLA, G. Avaliação das Estratégias Pedagógicas Utilizadas no Estado do Rio de Janeiro para o Ensino de Química, Física e Biologia no Ensino Médio Durante o Primeiro ano da Pandemia de COVID-19. Rev. Virtual Química, Niterói, v. 13, n. 6, p. 1404-1413, 2021. Disponível em: https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/4112/899. Acesso em: 29 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210073
SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura no Cenário da Pandemia Covid 19. Rev. Tempos e Espaços em Educação, Bahia, v. 13, n. 32, e-14290, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso em 13 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290
VALADARES, E. C. Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Comunidade. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 13, p. 38-40, 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a08.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.
ZAN, R. A.; SIQUEIRA, F. R.; LOPES, V. M.; BRITO, J. O.; GOULART, C. R.; OLIVEIRA, L. C. Despertando a química: experimentos em tempos de pandemia. Rio Branco: Stricto Sensu, 2021. DOI: https://doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283631