Práticas educativas com Tecnologias Educacionais na educação básica: programação, brinquedos robóticos e processos criativos

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Dr.ª Viviane Lima Ferreira
Dr.ª Elisiana Frizzoni Candian

Resumo

Este artigo busca discutir sobre as Tecnologias Educacionais, de programação e robótica, em relação com as práticas pedagógicas na educação básica. Ao utilizar situações-limites e temas geradores freireanos como metodologia, a discussão é permeada por três cenas que dialogam entre si para argumentar como as tecnologias, vistas como molduras (frameworks) (Feenberg, 2003), delimitam e orientam a prática pedagógica. Questiona-se como a inserção dessas tecnologias pode ocorrer por meio de um diálogo crítico com os educadores e comunidade escolar, a fim de evitar que essas ferramentas se tornem um ônus para os professores e limitem a prática pedagógica ao simples cumprimento de aulas prontas. Conclui-se que as Tecnologias Educacionais se entrelaçam às práticas pedagógicas transformando-as. Ainda que haja uma tendência a funcionarem como metodologias e fechadas, com pouca conexão com as realidades e necessidades dos alunos, é possível criar molduras próprias para superar o simples cumprimento de aulas pré-formatadas.

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Como Citar
FERREIRA, V. L. .; CANDIAN, E. F. . Práticas educativas com Tecnologias Educacionais na educação básica: programação, brinquedos robóticos e processos criativos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24015.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24015. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Viviane Lima Ferreira, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis - SMEF

Doutora em Educação. Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Dr.ª Elisiana Frizzoni Candian, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG

Sou Mãe do Thomas e do Gil (#maternidadenolattes), Professora de Artes no Estado de Minas Gerais e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na minha pesquisa de mestrado, estudei os processos de mediação existentes no Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas (FILE-SP). O envolvimento com arte e tecnologia originou a pesquisa que desenvolvo atualmente, como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR), vinculado à Faculdade de Educação da UFJF, e na pesquisa de doutorado sobre a Cultura Hacker e suas relações com a Educação, defendida em Outubro de 2021.

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