Práticas educativas com Tecnologias Educacionais na educação básica: programação, brinquedos robóticos e processos criativos
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Resumo
Este artigo busca discutir sobre as Tecnologias Educacionais, de programação e robótica, em relação com as práticas pedagógicas na educação básica. Ao utilizar situações-limites e temas geradores freireanos como metodologia, a discussão é permeada por três cenas que dialogam entre si para argumentar como as tecnologias, vistas como molduras (frameworks) (Feenberg, 2003), delimitam e orientam a prática pedagógica. Questiona-se como a inserção dessas tecnologias pode ocorrer por meio de um diálogo crítico com os educadores e comunidade escolar, a fim de evitar que essas ferramentas se tornem um ônus para os professores e limitem a prática pedagógica ao simples cumprimento de aulas prontas. Conclui-se que as Tecnologias Educacionais se entrelaçam às práticas pedagógicas transformando-as. Ainda que haja uma tendência a funcionarem como metodologias e fechadas, com pouca conexão com as realidades e necessidades dos alunos, é possível criar molduras próprias para superar o simples cumprimento de aulas pré-formatadas.
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