Reflexão sobre as desigualdades sociais entre crianças: revendo as metodologias de pesquisa sobre/com crianças
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Resumo
O objetivo deste artigo é resgatar a questão das desigualdades sociais entre as crianças – consideradas como um objeto ao mesmo tempo construído e real –, através de um olhar crítico sobre as metodologias de pesquisa qualitativas que as colocam em evidência. Por um lado, ao atribuir às crianças, a priori, as propriedades sociais de seus pais, tais metodologias envolvem um raciocínio emprestado do trabalho de objetivação e de totalização estatística. Por outro lado, fazer as crianças “falarem” não é evidente e redobra a sua provação durante essa situação social de entrevista, seja ela coletiva ou individual. Em suma, a natureza preestabelecida da confrontação das crianças e seu caráter desde o início discriminatório condena a pesquisa a encontrar, ao final, as desigualdades sociais que ela mesma previu. Realizar pesquisa “com” crianças demanda outras metodologias, preocupadas em dar recursos para estimular que a sua expressão alcance o nível da dos adultos do seu entorno. Esse tipo de pesquisa exige uma grande reflexividade crítica e uma concepção híbrida, distribuída e situada da agency das crianças. A escolha das provas às quais as metodologias submetem as crianças, bem como as formas de qualificá-las, revelam-se decisivas, assim, na construção das desigualdades entre elas.
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