Reflexão sobre as desigualdades sociais entre crianças: revendo as metodologias de pesquisa sobre/com crianças

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Pascale Garnier
Isabela Beraldi Esperandio

Resumo

O objetivo deste artigo é resgatar a questão das desigualdades sociais entre as crianças – consideradas como um objeto ao mesmo tempo construído e real –, através de um olhar crítico sobre as metodologias de pesquisa qualitativas que as colocam em evidência. Por um lado, ao atribuir às crianças, a priori, as propriedades sociais de seus pais, tais metodologias envolvem um raciocínio emprestado do trabalho de objetivação e de totalização estatística. Por outro lado, fazer as crianças “falarem” não é evidente e redobra a sua provação durante essa situação social de entrevista, seja ela coletiva ou individual. Em suma, a natureza preestabelecida da confrontação das crianças e seu caráter desde o início discriminatório condena a pesquisa a encontrar, ao final, as desigualdades sociais que ela mesma previu. Realizar pesquisa “com” crianças demanda outras metodologias, preocupadas em dar recursos para estimular que a sua expressão alcance o nível da dos adultos do seu entorno. Esse tipo de pesquisa exige uma grande reflexividade crítica e uma concepção híbrida, distribuída e situada da agency das crianças. A escolha das provas às quais as metodologias submetem as crianças, bem como as formas de qualificá-las, revelam-se decisivas, assim, na construção das desigualdades entre elas.

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Como Citar
GARNIER, P.; ESPERANDIO, I. B. . Reflexão sobre as desigualdades sociais entre crianças: revendo as metodologias de pesquisa sobre/com crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24107.023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24107. Acesso em: 9 out. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Pascale Garnier, Université Paris 13: Villetaneuse

Doutora em Sociologia, Paris EHESS. Acreditação para dirigir pesquisa em ciências da educação. Professora universitária em ciências da educação. Membro do laboratório EXPERICE (EA 3971) da Sorbonne Paris Cité, Universidade de Paris 13. Co-diretora do mestrado em profissões da primeira infância, em ciências da educação. Membro do Labex ICCA (Indústrias Culturais e Criação Artística).

Isabela Beraldi Esperandio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em International Education Management pela Ludwigsburg University of Education, Alemanha, e pela Helwan University, Egito, com bolsa DAAD (2022), mestre em Teorias Linguísticas do Léxico pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na UFRGS (2015), especialista em Tradução do Inglês pela UGF (2012), bacharel em Letras - habilitação Tradução Inglês/Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e com Diplomado em Internacionalização da Educação Superior pela OUI/COLAM. É secretária-executiva na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) desde 2011, lotada no Escritório de Internacionalização desde 2015 e ocupando o cargo de vice-coordenadora do setor desde 2022. Trabalha também com tradução e revisão inglês/português como freelancer desde 2010.

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