A mediação de leitura do livro-imagem e suas interseções com criações artísticas e brincantes das crianças

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
https://orcid.org/0000-0001-6978-864X
Prof.ª Monisa Maciel Pasqualini da Silva
https://orcid.org/0009-0002-4594-5721

Resumo

O artigo explora a mediação de leitura e o brincar como meios de promover experiências significativas entre crianças e livros contemporâneos voltados à infância. Inserido em uma pesquisa de mestrado em andamento, o estudo combina o Estado do Conhecimento com o método de estudo de caso para investigar como a mediação de leitura do livro-imagem pode criar condições para vivências brincantes. A pesquisa explora diversos elementos, incluindo a leitura, suas mediações e mediadores(as), as crianças como receptoras ativas, as interações entre professora e crianças, as relações crianças-livro-autor-ilustrador, as interações entre as próprias crianças e o brincar. Os resultados indicam que a mediação realizada por professores(as) da Educação Infantil com o livro-imagem é uma ação fecunda para mobilizar a imaginação, a expressão, o brincar e o estabelecimento de interações entre as crianças, além de contribuir positivamente para sua formação leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOMBARDI, L. M. S. dos S. .; SILVA, M. M. P. da. A mediação de leitura do livro-imagem e suas interseções com criações artísticas e brincantes das crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24359.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24359. Acesso em: 17 maio. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Dr.ª Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Campus Sorocaba

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação na área de Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So), área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação. Líder do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossocias. Pesquisadora do GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Vice-líder de 2012 a 2020). Membro da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) e da International Society for Education Through Art (InSEA). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação cultural e artística de professoras/es; Arte na Pedagogia; Educação do Corpo; Movimento e Educação; Ensino de Teatro; Linguagens artísticas nas infâncias; Diversidade cultural; Metodologias de Pesquisa em Arte. 

Prof.ª Monisa Maciel Pasqualini da Silva, Colégio Anglo Sorocaba - ANGLO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (2001). Possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior na Uninove e pós-graduação em livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação na A Casa Tombada. Atua desde o ano 2000 com projetos educacionais com literatura infantil e contação de histórias, mediação do livro para a infância em escolas da rede particular com alunos da educação infantil e fundamental 1. Atua também no Sesc, Senac, Livrarias e Universidades. Realiza espetáculos narrativos integrados à literatura infantil e a música em parceria com a orquestra jovem da Fundec-Sorocaba. Foi professora do Curso de Extensão A Arte de Contar Histórias Universidade de Sorocaba Uniso. Ministra cursos sobre técnicas narrativas e o livro para a infância ministrado no Sesc, Sieesp e escolas privadas presencialmente e online. É mediadora das rodas de leitura do clube de leitura A Taba. Lançou seu primeiro livro infantil Alô? Ilustrações de Mathias Towsend publicado pela editora Carochinha em 2021 e em 2022 lançou seu segundo livro Era uma vez três um reconto dos três porquinhos, ilustrações de Rogério Neves publicado pela editora Tigrito. É pesquisadora do livro para a infância. Atualmente é professora de literatura transversal para educação infantil e fundamental I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Literaria para Educadores, atuando com: literatura infantil.

Referências

AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAJOUR, C. Oír entre líneas: el valor de la escucha em las prácticas de lectura. QUAESTIO, Sorocaba, v. 11, n. 2, 2009, p. 53-68. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/99 Acesso em: 21 out. 2024.

BARBOSA, A. M. LIMA, S. P. Artes visuais na Educação Infantil a partir da abordagem triangular. São Paulo: Cortez, 2024.

BARBOSA, A. M. Leitura da imagem e contextualização na Arte/Educação no Brasil. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 9, 2022, p.1-17. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.127855

BELMIRO, C. A. Livro de imagens [Verbete]. In: FRADE, I. C. A.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/folhade-rosto Acesso em: 14 set 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf Acesso em: 21 set 2024.

BRUNICZAK, A. K. A ação de ler literatura na Educação Infantil: experiência de compreender-se professora-leitora-mediadora. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11624/3626 Acesso em: 15 out. 2024

CANDIDO, A. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro-RJ: Ouro sobre azul, 2011.

FARIA, K. P. M. Já li muita coisa, então, eu posso inventar mais! A leitura literária e o desenvolvimento do pensamento criativo na infância. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14585 Acesso em: 21 set. 2024.

FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Editora Panda Books, 2020.

GONÇALVES, A. D. Mediação de leitura: imaginário, narrativa e corporeidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2020. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/2816 Acesso em: 13 out. 2024

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica on line, [s. l.], v. 33, 2021, p. 123-145. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 11 out. 2024.

LESSA, A. M. M. S. O livro de imagem: práticas de mediação de professoras no 1º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31802 Acesso em: 13 set. 2024.

MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

MELLO, R. Selvagem. São Paulo: Editora Global, 2010.

MORAES, O. Quando a imagem escreve: reflexões sobre o Livro Ilustrado. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3051. Acesso em: 21 set. 2024.

MORAIS, V. M. de; MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre interação docente na produção textual no Ensino Fundamental híbrido. Educação em páginas, [s. l.], v. 2, 2023, p. 01-17. DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13183

MORICONI, R. Bárbaro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

PEREIRA, A.; GABRIEL, R. Como a leitura compartilhada é contemplada na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – na etapa da Educação Infantil. In: GABRIEL, R. et al. (org). (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras – percursos mais linguísticos. Campinas: Pontes, 2018.

RABITTI, G. À procura da dimensão perdida: uma escola de infância de Reggio Emília. Tradução Alba Olmi. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1999.

RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: Caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. Tradução de Rodrigo Petronio. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

STAMBAK, M.; BARRIÈRE, M.; BONICA, L.; MAISONNET, R.; MUSATTI, T.; RAYNA, S.; VERBA, M. Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos. Campinas: Autores Associados, 2021. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 22 out. 2024.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.