O uso do documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” e as reflexões sobre o mundo do trabalho em uma sequência de aulas de sociologia: um relato de experiência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato de experiência é resultado da sequência de três aulas de sociologia ministradas no primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico em um curso de Produção de Moda. O objetivo das aulas foi proporcionar reflexões sobre o mundo do trabalho e usando o documentário nacional “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” (2019), como principal recurso didático para a abordagem dos conceitos sociológicos “trabalho”, “alienação” e “flexibilização do trabalho”. O documentário foi filmado na cidade de Toritama/PE, conhecida como “capital do jeans”, retratando a vida de trabalhadores e a relação desenvolvida com o carnaval. Ao final, os estudantes produziram uma carta endereçada aos moradores da cidade de Toritama, com o objetivo de refletir sobre os conceitos relacionados ao mundo do trabalho discutidos nas aulas.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 16ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
ESTOU me guardando para quando o carnaval chegar. Direção de Marcelo Gomes. Produção de Nara Aragão e João Vieira Jr. São Paulo: Netflix, 2019. 1h25.
MARX, K. O capital: crítica à economia política. Tradução de J. Teixeira Martins e Vital Moreira. Transcrição de Alexandre Linares. HTML por José Braz. 1ª edição em português. Coimbra: Centelha, 1974. 1ª edição original, 1867. Disponível em:https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm#topp Acesso em: 10 março 2025.
MORAES, A. C.; GUIMARÃES, E. da F. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. Sociologia: ensino médio. Tradução. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
PROJETO POLÍTICO DE CURSO EM PRODUÇÃO DE MODA. Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Araranguá, 2025.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 5). Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf . Acesso em 24 de março de 2025