Artes em banzeiros: a constituição de uma artista-professora

Conteúdo do artigo principal

Jackeline dos Santos Monteiro
Dr.ª Mônica de Oliveira Costa
Dr.ª Monica Silva Aikawa

Resumo

Este artigo reflete sobre a constituição de uma artista-professora em meio aos banzeiros amazônicos, atravessamentos e deslocamentos formativos. A partir de experimentações artísticas e poéticas nos territórios da Amazônia, buscamos responder: como me constituo artista-professora a partir de banzeiros e de escritos poéticos em diálogo com educações? Envolve-se escrita criativa e experiências educacionais que tensionam fronteiras entre arte, docência e identidade regional, articuladas a narrativas do estágio-docência. Os escritos poéticos, nascidos das águas e afetos amazônicos, instauram processos de subjetivação e invenção de si, dialogando com saberes locais e perspectivas pós-críticas de formação docente. Alinhadas à Filosofia da Diferença (Deleuze, 2006) e à autobiografia inventiva (Oliveira; Costa; Aikawa, 2023) para narrar uma docência como prática enraizada em territórios, afetos e resistências. O estudo indica a necessidade de pensar a formação docente a partir da arte em banzeiros, lugar de travessia, criação e afirmação identitária amazônida. Algumas referências: Boal (2019), Corazza (2013, 2015), Krenak (2020), Deleuze e Guattari (1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MONTEIRO, J. dos S. .; COSTA, M. de O.; AIKAWA, M. S. . Artes em banzeiros: a constituição de uma artista-professora. Olhar de Professor, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 1–21, 2026. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.29.25628.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/25628. Acesso em: 6 abr. 2026.
Seção
Arte na formação de educadores e as metodologias de ensino e aprendizagem no contexto da Amazônia Legal
Biografia do Autor

Jackeline dos Santos Monteiro, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazazônia (PPGEEC) e graduada em Licenciatura em Teatro, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Dr.ª Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Dr.ª Monica Silva Aikawa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Possui mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), especialização em Educação Infantil (2014), especialização em Coordenação Pedagógica (2010) e Psicopedagogia (2008) pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar pelo Centro Universitário do Norte (2006). Possui experiência na área de Educação, atuando como professora, apoio pedagógico, coordenação e assessoria pedagógica, e experiência com os seguintes temas: educação infantil, práticas pedagógicas, didática, metodologia de ensino, ensino das ciências, educação em ciências, currículo e formação de professores. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Amazonas, membro do Comitê Local do PAIC, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC e coordenadora institucional do PIBID-UEA.

Referências

BARROS, M. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019.

CHACRA, S. Natureza e sentido da improvisação teatral. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

CORAZZA, S. M. Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença). Revista Pro-Posições, v. 26, n. 1 (76), p. 105-122, jan.-abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/93byYj94gJS86N7dDtLyk6J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 maio 2025.

CORAZZA, S. M. Didática-artista da tradução: transcriações. Revista Mutatis Mutandis. v. 6, n. 1. 2013. p. 185-200. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5012600.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.

DELEUZE, G. Conversações. 3. ed. São Paulo: Edições 34, 2013.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DELEUZE, G. Sobre o teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Edição brasileira iniciada em 1995.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

KOUDELA, I. D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2017.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MACEDO, J. P. S.; DIMENSTEIN, M. Escrita acadêmica e escrita de si: experienciando desvios. Mental, Barbacena, v. 7, p. 153-166, 2009. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272009000100009. Acesso em: 20 ago. 2025.

MONTEIRO, J. Introspecção: da natureza à arte ancestral. Curitiba: Eu-i, 2024.

MONTEIRO, Jackeline. A vida é obra de arte. 2025. Texto não publicado.

OLIVEIRA, C. B.; COSTA, M. O.; AIKAWA, M. S. Retrato da autobiografia enquanto coisa. Revista ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte, Campinas, ano 10, n. 24, maio 2023. p. 131-152. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wpcontent/uploads/2024/01/CLIMACOMCIENCIA_VIDA_EDUCACAO.pdf. Acesso em: 18 maio 2024.

SCHOPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.