Imagens e vozes que perpetuam o fracasso escolar das crianças das classes populares - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0006

Conteúdo do artigo principal

Sandra Maria Nascimento de Mattos

Resumo

Uma imagem, seja charge ou qualquer outra, pode ser utilizada para denunciar o processo de exclusão e de seletividade que ocorre nas escolas brasileiras. Neste artigo apontamos para a necessidade de um aprofundamento sobre a mensagem veiculada por meio da charge, enquanto imagem de formação de opinião e conceitos, no contexto de classes populares. Pretendemos mostrar que a interpretação de uma imagem aviva em nós crenças, valores e convenções que advêm do imaginário pessoal e social, em que a possibilidade intertextual e polifônica da imagem perpetua o fracasso escolar nas crianças de classes populares.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MATTOS, S. M. N. de. Imagens e vozes que perpetuam o fracasso escolar das crianças das classes populares - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0006. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 107–116, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3195. Acesso em: 28 jun. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Sandra Maria Nascimento de Mattos

Mestre em Educação. Participante do grupo LaPEADE/UFRJ. Psicopedagoga. Pedagoga.