Repensar a função docente e desenvolver práticas colaborativas na escola: Contribuiçoes da internet - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0009

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Carolina Brandão Gonçalves
Evandro Ghedin

Resumo

Neste artigo, apresentamos resumidamente uma experiência em e-learning em que desenvolvemos uma Comunidade de Aprendizagem na Web que reuniu os diferentes formadores de professores do Curso Normal Superio/PROFORMAR, cujo suporte digital utilizado foi a plataforma moodle. Por ocasião da pesquisa foi possível perceber os limites e as perspectivas da educação a distância no Amazonas. Os pressupostos teóricos que orientaram a realização deste projeto identificam-se com os estudos sobre a Formação Continuada de Professores a partir de uma perspectiva critica e emancipadora. Tomamos como base os estudos relativos às novas exigências ao oficio de ensinar, em especial os que indicam a necessidade de repensarmos a função docente e desenvolvermos práticas colaborativas na escola utilizando os recursos da tecnologia. Assim, iniciamos a discussão levantando questões que consideramos relevantes antes de envidarmos qualquer esforço nesse sentido. Em seguida, expomos os factores que condicionam a mudança do nosso fazer profissional, buscando evidenciar as demandas solicitadas ao exercício do magistério, suas condicionalidades, para finalmente relatarmos a experiência vivida na realização do projeto.

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Como Citar
GONÇALVES, C. B.; GHEDIN, E. Repensar a função docente e desenvolver práticas colaborativas na escola: Contribuiçoes da internet - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0009. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 331–347, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3221. Acesso em: 9 jun. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo