Educação ambiental e estudo da paisagem: a percepção para a responsabilidade socioambiental - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0003

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Bárbara Cadore Demmer
Yára Christina Cesário Pereira

Resumo

O presente artigo delineia as intervenções pedagógicas realizadas ao longo do Estágio Supervisionado – Pesquisa da Prática Pedagógica, Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, Universidade do Vale do Itajaí, desenvolvido no Programa de Cidadania Socioambiental – SocioAmbientar: Multiplicando Sonhos, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Município de Itajaí/SC. As ações tiveram como objetivo instrumentalizar o grupo para que, frente à análise de problemáticas socioambientais, tenham autonomia para atuar como agentes transformadores do contexto em que vivem a partir da compreensão das relações de interdependência e complementaridade que existe entre a paisagem natural e a paisagem cultural, abordando o ensino das Ciências Naturais, em sua interdisciplinaridade, como protagonista no processo de formação do sujeito. Nesse contexto, a Educação Ambiental surge como ferramenta para desenvolver a problemática socioambiental de maneira a contribuir para uma refl exão sobre o padrão de comportamento ético e ecológico, recorrente em nosso cotidiano, em busca de uma prática em defesa da qualidade de vida. A Leitura de Paisagem, utilizada como instrumento didático, pauta a criticidade, tendo em vista que sua metodologia pesquisa- ação-participante é desencadeada pelo sujeito efetivamente emergido na construção do processo. Assim, preza-se uma educação que valoriza o diálogo na explicitação dos conhecimentos, em busca de alternativas que considerem o conhecimento científi co, o conhecimento popular, as manifestações culturais e uma nova ética nas relações sociedade – natureza. As ofi cinas geraram resultados efetivos referentes à apreensão dos conceitos e convertidos em atitudes fundamentadas na informação séria e coerente com a realidade local/global.

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Detalhes do artigo

Como Citar
DEMMER, B. C.; PEREIRA, Y. C. C. Educação ambiental e estudo da paisagem: a percepção para a responsabilidade socioambiental - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0003. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 255–272, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3508. Acesso em: 16 jun. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação Ambiental
Biografia do Autor

Bárbara Cadore Demmer

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Yára Christina Cesário Pereira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Universidade do Vale do Itajaí
(UNIVALI).