Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
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Resumo
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.
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