Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior

Conteúdo do artigo principal

Cecília Gaeta
Martha Prata-Linhares

Resumo

este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento.  Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana,  possibilidade de expressão em diversas linguagens,  abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros,  importantes nos cursos e  favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GAETA, C.; PRATA-LINHARES, M. Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 343–356, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Cecília Gaeta, UNIFESP

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, professora convidada no Programa Pró-ensino na saúde da UNIFESP e, pesquisadora na PUC-SP. ceciliagaeta@uol.com.br

Martha Prata-Linhares

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)