CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS

Conteúdo do artigo principal

Thalyse Santana Pereira
Stefânia Siqueira Martins Batista
Heron Laiber Bonadiman

Resumo

O artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, T. S.; BATISTA, S. S. M.; BONADIMAN, H. L. CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 149–162, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
17(2)
Biografia do Autor

Thalyse Santana Pereira, Centro Universitário de Lavras

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Lavras

Stefânia Siqueira Martins Batista, Centro Universitário de Lavras

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Lavras

Heron Laiber Bonadiman, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor auxiliar da UFVJM. Doutorando em Psicologia pela PUC Minas.