CREENCIAS DE ADULTOS MAYORES SOBRE LAS CONDICIONES PARA EL APRENDIZAJE EN LA VEJEZ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A crescente participação das pessoas idosas em atividades de educação não formal mostra seu interesse em continuar aprendendo nas idades avançadas da vida. Um estudo foi realizado explorando as crenças que as pessoas idosas têm a respeito das condições que se requerem para que um idoso possa aprender, desde a perspectiva de idosos que participam em atividades de educação não formal na Argentina.
Se aplicou um questionário auto administrado a uma mostra intencional de adultos (n=192) e idosos (n=884) que assistem a 16 organizações de educação não formal de idosos com diferentes modalidades de gestão (de universidades públicas, privadas e de auto-gestão).
Para os entrevistados as principais condições para o aprendizado do idoso se referem à organização do processo de instrução, o clima afetivo-emocional da classe, as estratégias que involucram o aprendizado ativo por parte dos idosos ou estratégias de reforço do aprendido e as estratégias relacionadas com o trabalho grupal. Assim mesmo, os dados mostram que a motivação e o nível educativo são as variáveis que mais incidem nas crenças sobre as condições para aprender.
Os descobrimentos sugerem que estas crenças podem relacionar-se com a posição subjetiva que adotam os idosos frente ao aprendizado como recurso para a adaptação, a busca do bem-estar psicológico e enfrentar o envelhecimento ou a integração social.
Palavras-chave: Pessoa Idosa – Aprendizado na velhice – Crenças – Envelhecimento
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.