O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

Conteúdo do artigo principal

Cristiane do Socorro dos Santos Nery
José Romário Mendes Rodrigues
Karla Caroline Tavares

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NERY, C. do S. dos S.; RODRIGUES, J. R. M.; TAVARES, K. C. O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 268–281, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá

Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuou como professora colaboradora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestre em Educação pela Universidade do
Estado do Pará - UEPA (2013), Aperfeiçoamento em Materiais Virtuais Interativos pela Universidade do Noroeste do Rio Grande Do Sul (2010),
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2009). Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos,
Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (UEAP) e no Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática (UEPA).
Coordenadora do Grupo de Trabalho em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia (UEAP). Linhas em que atua: Formação de
Professores, Educação Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação. Tendências em Educação Matemática. Tem
experiência na área da Educação e Tecnologia, com ênfase em Informática Aplicada a Educação Matemática. Atuando principalmente nos
seguintes temas: Objetos de aprendizagem e Pr

José Romário Mendes Rodrigues, Universidade do Estado do Amapá

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Membro do Grupo de Estudos Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense – GEPEA

Karla Caroline Tavares, Universidade do Estado do Amapá

Graduada em Pedagogia pela UEAP. Membro do Grupo de Estudos Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense – GEPEA