Estágio reflexivo na formação de professores da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0018

Palavras-chave:

Educação Infantil. Teoria e prática. Estágio Supervisionado

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e demanda um profissional que aja de maneira responsiva. Na busca da formação deste profissional, propusemos a seguinte problemática: Como configurar uma formação inicial teórico-prática, no estágio da Educação Infantil, para atuação na prática pedagógica, propiciando a produção do conhecimento? Como objetivo geral, analisamos as contribuições teórico-práticas exigidas dos profissionais que atuarão na educação infantil, investigando como a formação inicial pode prepará-los para atuação neste nível de ensino, que permita o acolhimento da produção do conhecimento. Metodologicamente, envolvemos na pesquisa qualitativa, os estudantes do curso de Pedagogia, que cursavam o estágio supervisionado. Chegamos à conclusão de que o profissional que atuará na educação infantil precisa ir além das teorias e da prática. É preciso o olhar consciente do seu papel transformador, bem como a responsabilidade deste profissional para atuar com as crianças, como sendo a base da educação do sujeito.

Biografia do Autor

  • Fabiane Lopes de Oliveira, PUCPR

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Publicado

29-04-2020

Edição

Seção

Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas

Como Citar

Estágio reflexivo na formação de professores da Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 22, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.22.0018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13859. Acesso em: 30 abr. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 449

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.