TEMPO DE VIDA DE UMA POSTAGEM JORNALÍSTICA NAS FANPAGES DE JORNAIS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Facebook. Ciclo de vida. Engajamento. Rastreabilidade.Resumo
O tempo em que uma notícia permanece tendo engajamento e leitura, teve seu prazo de validade modificado com a propagação de plataformas marcadas pela instantaneidade e interativamente, em particular as redes sociais digitais. Baseado nesta realidade, o presente trabalho discute o tempo de vida (curtidas, compartilhamentos e comentários) de uma postagem no Facebook. Para isso, foram selecionados os quatro maiores jornais brasileiros em número de fãs no Facebook: O Globo, Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora. Em seguida, foram identificadas as cinco publicações com maior número de interações durante a última semana de outubro e as três primeiras semanas de novembro, sendo analisados os dez dias após a publicação. Por fim, tendo como base estudos de webmétricas e rastreabilidade (NGUYEN, 2016; REINO, 2014) observou-se a periodicidade de interações, com o intuito de identificar até que momento, após sua postagem, uma notícia seguia atraindo pessoas. Os resultados demonstram que o tempo de vida das postagens dos ciberjornais não é instantâneo, como se supunha tendo como parâmetro a rotina anterior de sites e portais.