TEMPO DE VIDA DE UMA POSTAGEM JORNALÍSTICA NAS FANPAGES DE JORNAIS BRASILEIROS

Autores

  • Thaisa Cristina Bueno UFMA
  • Lucas Santiago Arraes Reino UFMA
  • Lorena Lacerda UFMA
  • Ruilan Santos UFMA
  • Evellyn lima UFMA
  • Danielle Carolina Dos Santos UFMA

Palavras-chave:

Facebook. Ciclo de vida. Engajamento. Rastreabilidade.

Resumo

O tempo em que uma notícia permanece tendo engajamento e leitura, teve seu prazo de validade modificado com a propagação de plataformas marcadas pela instantaneidade e interativamente, em particular as redes sociais digitais. Baseado nesta realidade, o presente trabalho discute o tempo de vida (curtidas, compartilhamentos e comentários) de uma postagem no Facebook. Para isso, foram selecionados os quatro maiores jornais brasileiros em número de fãs no Facebook: O Globo, Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora. Em seguida, foram identificadas as cinco publicações com maior número de interações durante a última semana de outubro e as três primeiras semanas de novembro, sendo analisados os dez dias após a publicação. Por fim, tendo como base estudos de webmétricas e rastreabilidade (NGUYEN, 2016; REINO, 2014) observou-se a periodicidade de interações, com o intuito de identificar até que momento, após sua postagem, uma notícia seguia atraindo pessoas. Os resultados demonstram que o tempo de vida das postagens dos ciberjornais não é instantâneo, como se supunha tendo como parâmetro a rotina anterior de sites e portais.

Biografia do Autor

Thaisa Cristina Bueno, UFMA

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2007), doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), professora adjunta no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. É coordenadora do grupo de pesquisa Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura) e integrante do Ciberjor (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo), em parceria com a UFMS, e parte da comissão organizadora do Congresso Internacional em Ciberjornalismo que em 2017 fez oito anos. Entre os livros organizados estão “Comentários de leitores na Internet” (2015), “Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência” (2017) entre outros. Sua pesquisa se detém ao ciberjornalismo, da produção ao texto e a relação com a audiência.

Lucas Santiago Arraes Reino, UFMA

Mestre em Ciência da Informação pela UNB (2005), doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), professor adjunto no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. Integra os grupos de pesquisa Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura) e Ciberjor (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo). Entre os livros organizados estão “Comentários de leitores na Internet” (2015), “Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência” (2017), entre outros. Sua pesquisa é focada em geolocalização e rastreabilidade de dados no ciberespaço.

Lorena Lacerda, UFMA

Estudante de Comuniação Social – Jornalismo, na UFMA de Imperatriz. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber) e bolsista de Iniciação Científica – PIBIC.

Ruilan Santos, UFMA

Estudante de Comuniação Social – Jornalismo, na UFMA de Imperatriz. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber) e bolsista de Iniciação Científica – PIBIC.

Evellyn lima, UFMA

Estudante de Comuniação Social – Jornalismo, na UFMA de Imperatriz. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber).

Danielle Carolina Dos Santos, UFMA

Estudante de Comuniação Social – Jornalismo, na UFMA de Imperatriz. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Bueno, T. C., Arraes Reino, L. S., Lacerda, L., Santos, R., lima, E., & Dos Santos, D. C. (2018). TEMPO DE VIDA DE UMA POSTAGEM JORNALÍSTICA NAS FANPAGES DE JORNAIS BRASILEIROS. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 199–223. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12576