O transbordamento da mídia impressa nas redes sociais digitais – um estudo de caso do uso do Twitter como estratégia de transmidiação

um estudo de caso do uso do Twitter como estratégia de transmidiação

Autores/as

  • Valquiria Aparecida Passos Kneipp UFRN

Resumen

Esta pesquisa investigou o transbordamento da mídia impressa, por meio das redes sociais digitais. Foram selecionados 10 jornais impressos brasileiros, por meio de seus respectivos perfis no Twitter. Buscou-se responder a problemática de como o processo de midiatização amplia a dimensão do jornalismo impresso? A partir da pesquisa bibliográfica e da observação virtual participante compôs-se o instrumental metodológico de pesquisa, caracterizada como um estudo de caso. As bases teóricas fundamentaram-se em midiatização, com a proposta de Hjarvard (2012 e 2014) de midiatização da sociedade, e na proposta de jornalismo transmídia de Porto e Flores (2012). Considerou-se que a mídia impressa vem transbordando o seu conteúdo para outras plataformas para seguir o fluxo do leitor, caracterizando o jornalismo transmídia.

Publicado

2020-09-09

Cómo citar

Aparecida Passos Kneipp, V. (2020). O transbordamento da mídia impressa nas redes sociais digitais – um estudo de caso do uso do Twitter como estratégia de transmidiação: um estudo de caso do uso do Twitter como estratégia de transmidiação. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1–18. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/15007

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