Una aula teorica en linea
una mirada microssociologica sobre una experiencia de enseñanza de periodismo
DOI:
https://doi.org/10.5212/19657Resumen
Desde la declaración de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, en marzo de 2020, prácticamente todo o sistema de ensino migrou para o ambiente online. Como, nesse contexto, ensinar jornalismo? Este artigo traz um relato de vivência referente ao ensino de jornalismo, focalizando uma aula teórica do curso de graduação de uma faculdade particular. Baseando-se na abordagem micro-sociológica de Goffman, foram destacados três aspectos principais de uma aula de jornalismo online: (1) há uma alteração no ritmo das aulas, que muda os laços entre professores e alunos, e entre os próprios ex-alunos ; (2) como todo mundo está en casa, una frontera entre "privado" y "público" é frecuentemente confusa; (3) una dinámica de clase reconfigurada, a medida que los atributos de interacción de la plataforma clamam por auto-referência para o que está sucediendo en un momento determinado.