A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas

Autores

  • Márcia dos Santos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i2.123130

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre duas concepções de pesquisa orientada para a formulação de políticas: as policy sciences e a educação baseada em evidências. Consideram-se tanto as repercussões dessas propostas no campo educacional como um todo quanto suas repercussões no campo educacional brasileiro, procurando-se enfatizar as características próprias assumidas pela pesquisas educacionais que se iniciaram no Brasil nos anos 1950 e 1990. Essa comparação entre as repercussões internacionais e locais das policy sciences e da educação baseada em evidências sugere algumas reflexões sobre a produção e o uso do conhecimento científico, cujo propósito é contribuir para as discussões sobre a o impacto social do trabalho dos pesquisadores da educação no Brasil.

 

Palavras-chave: Pesquisa educacional. Policy sciences. Evidências.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,303
Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202645
|

Biografia do Autor

Márcia dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Endereço residencial: Rua José da Silva Monteiro, 168, ap. 602 – Cuiabá/MT – CEP: 78048-295. E-mail: msf@ufmt.br.

Downloads

Publicado

2009-10-15

Como Citar

FERREIRA, M. dos S. A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 123–130, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.4i2.123130. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/420. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos