Experimentoteca de Matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de o ensino e a aprendizagem de Matemática

Autores

  • Renata Cristina Geromel Meneghetti Insituto de Ciências Matemáticas e de Computação

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0011

Resumo

O presente trabalho discute algumas possibilidades de utilização da Experimentoteca de Matemática (equivalente a um Laboratório de Matemática) no processo de ensino e aprendizagem dessa ciência. Defende-se que no processo de elaboração do conhecimento, os experimentos matemáticos, desde que trabalhados adequadamente, podem auxiliar na criação de significados dos objetos matemáticos neles contemplados. Nessa direção, focaliza-se um dos experimentos e suas atividades com o objetivo de indicar as possibilidades de relacioná-las com abordagens alternativas do ensino de Matemática, tais como a Resolução de problemas e a Modelagem Matemática. O artigo defende a Experimentoteca como uma possível aliada no desenvolvimento de trabalhos alternativos no ensino dessa disciplina.

 

Palavras-chave:Experimentoteca de Matemática. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Abordagens Alternativas. Educação Básica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Insituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Docente do ICMC-USP. Doutora em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

MENEGHETTI, R. C. G. Experimentoteca de Matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de o ensino e a aprendizagem de Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 121–132, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1007. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos