Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural

Autores

  • Marisa Soares Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0002

Resumo

Esta pesquisa de natureza bibliográfica analisa algumas bases epistemológicas e metodológicas com o objetivo de compreender suas contribuições para a realização de uma educação intercultural. Utiliza-se a metodologia qualitativa com o recurso da análise documental e procedimento técnico de triangulação dos dados coletados das seguintes fontes: Leis e Decretos da Educação Superior (BRASIL, 2010, 2014), dados e índices estatísticos do INEP/MEC, UNESCO, revistas científicas, entre outras. A análise é fundamentada nos diferentes modelos teóricos de interculturalidade de Boaventura Sousa Santos e Catherine Walsh. Conclui-se que as novas bases epistemológicas e metodológicas na Educação Superior oportunizam a inclusão social e étnico-racial, as quais podem contribuir na redução de desigualdades e discriminações, com vistas à equidade de oportunidades nas diversas esferas de relações em sociedade.

 

Palavras-chave: Educação Superior. Educação intercultural. Ecologia de saberes.

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Biografia do Autor

Marisa Soares, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação pela Uninove, mestre em Educação pela UMESP, graduada em Letras pela FASB e em Pedagoigia pela UNINOVE, especialização em Epistemologias do Sul pela CLACSO Argentina.

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Publicado

2018-05-10

Como Citar

SOARES, M. Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 661–674, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10997. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos