História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil

Autores

  • Aires Zarina Bonifácio Mombassa UFMG Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique
  • Eucidio Pimenta Arruda Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMG http://orcid.org/0000-0002-9201-6530

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0001

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as condições nas quais se encontra o desenvolvimento da Educação a Distância em Moçambique e o papel do Brasil como parceiro de políticas públicas para a modalidade no país. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental e a Educação a Distância em Moçambique e no Brasil. Percebe-se, entretanto, que o desafio do país é imenso, uma vez que, devido ao seu passado recente de colonização e de Guerra Civil, acabou por não conseguir desenvolver-se do ponto de vista educacional e encontra-se em uma situação na qual a falta de acesso à Educação Básica e ao Ensino Superior promove um recrudescimento da desigualdade nacional. Assim, observa-se que há muito ainda a construir para que a educação do país tenha um maior alcance populacional, mas a EaD pode despontar como caminho para promover uma recuperação rápida e necessária frente às mazelas históricas sofridas pela população e que reverberam, atualmente, em pobreza e desigualdade.

 

Palavras-chave: Moçambique. Educação a Distância. Cooperação internacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eucidio Pimenta Arruda, Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do CNPq e FAPEMIG na área de tecnologias digitais e educação.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

MOMBASSA, A. Z. B.; ARRUDA, E. P. História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 643–660, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11014. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos