Passagens entre a escrita e a biografia em Michel Foucault e Walter Benjamin: contribuições éticas e metodológicas

Autores

  • Marcelo Santana Ferreira Professor Associado de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0019

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre escrita e biografia, partindo da importância da problematização metodológica de escritas em primeira pessoa e autobiográficas. Parte-se de entrevista de Michel Foucault, dada, em 1968, a Claude Bonnefoy sobre a definição da escrita no itinerário do pensador e de textos de Walter Benjamin que tematizam a relação entre o “eu”, a memória e o passado. Com a interpretação do legado dos pensadores, busca-se defender que a relação entre escrita e biografia é transversal, o que garante a definição de metodologias de pesquisa assentadas em primeira pessoa como laboratórios que dialogam com procedimentos teóricos, práticas de linguagem e políticas de enunciação. O artigo estrutura-se como a defesa do caráter circunstancial e ficcional do “eu” que se assume em escritas acadêmicas, que também se deparam com experimentações literárias em torno do lugar do “eu” em uma textualidade.

 

Palavras-chave: Escrita. Michel Foucault. Walter Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Santana Ferreira, Professor Associado de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Mestre e Doutor em Psicologia pela PUC/RJ. Professor Associado de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da UFF, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia ( Estudos da Subjetividade) da UFF.

Publicado

2018-06-05

Como Citar

FERREIRA, M. S. Passagens entre a escrita e a biografia em Michel Foucault e Walter Benjamin: contribuições éticas e metodológicas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 966–981, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11035. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção temática: E depois do Pós-estruturalismo?: experimentações metodológicas na pesquisa em currículo e educação