O uso do smartphone nas aulas de Língua Espanhola na perspectiva do aluno

Autores

  • Luciana de Cassia Pereira Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Elias E. Goulart Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.009

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que investigou 370 alunos de uma escola municipal em São Caetano do Sul/SP, e teve por objetivo identificar se o aluno utiliza, autonomamente, o smartphone nas aulas de Língua Espanhola com foco na aprendizagem do idioma, analisar como o utiliza, e levantar sua visão ideal sobre este uso. Os dados foram coletados de uma atividade de aula elaborada no Google Forms com questões alternativas, escala de Likert e questões dissertativas. As respostas foram submetidas ao método de análise de conteúdo e catalogadas em campos semânticos. A pesquisa revelou que o aluno faz uso autônomo do smartphone e que, para ele, seu uso ideal é exatamente o que já faz, resumindo-se a consultar dicionários e tradutores, fotografar a lousa para posteriormente copiar, no caderno, as informações e compartilhá-las com os colegas.

 

Palavras-chave: Smartphone. Língua Espanhola. Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

PEREIRA, L. de C.; GOULART, E. E. O uso do smartphone nas aulas de Língua Espanhola na perspectiva do aluno. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 565–582, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11926. Acesso em: 29 abr. 2024.