A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea

Autores

  • Cleriston Petry Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Ana Lara Casagrande Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.012

Resumo

Este artigo investigou a relação entre o fenômeno digital e a educação, para argumentar acerca dos limites, dos desafios e das possibilidades da segunda frente ao avanço e às injunções do primeiro. O problema central corresponde às (im)possibilidades de educar, ao modus faciendi pedagógico, diante de tal fenômeno. Assim, trata-se de refletir, investigar e argumentar sobre as consequências do fenômeno digital para a educação e o ensino, amparando-se em uma bibliografia específica a esse respeito, extraindo reflexões e consequências dele para outro fenômeno, o educativo. Portanto, é imperioso considerar que as novas tecnologias digitais, a internet, por exemplo, são meios e não fins da educação e que não há uma “sociedade do conhecimento e/ou da informação”. Como meios, servem aos fins educacionais e não o contrário, a educação convertendo-se em adaptação às necessidades da indústria da informação, da tecnologia e ao mercado de trabalho. Ademais, o fenômeno digital compromete o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a memória, a imaginação e, também, a faculdade do pensar, que exige tempo.

 

Palavras-chave: Educação. Fenômeno digital. Primazia da imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleriston Petry, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e do Mestrado Profissional em Filosofia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

PETRY, C.; CASAGRANDE, A. L. A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 622–637, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13132. Acesso em: 5 dez. 2025.