Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15630.020

Resumo

O estudo buscou compreender a presença do pensamento educacional brasileiro em Portugal em cursos de formação de professores e na produção científica de periódicos educacionais. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, analisando as unidades curriculares de cursos de licenciaturas e mestrados em ensino de universidades portuguesas, bem como artigos científicos publicados no período de 2006 a 2019 em periódicos vinculados também a universidades portuguesas. Tomaram-se como referenciais teóricos os estudos de Roger Chartier sobre circulação e apropriação de modelos culturais e saberes pedagógicos e os de Pierre Bourdieu ao discutir-se acerca das noções de campo cultural e processos de interpretação gerados na relação com os poderes e as influências exteriores. Os resultados apontaram a significativa presença da produção bibliográfica de Paulo Freire e a apropriação de suas concepções filosóficas, sociológicas e pedagógicas no contexto português.

Palavras-chave: Paulo Freire. Formação de professores. Circulação de ideias pedagógicas.

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

SIEMS, M. E. R. .; MOGARRO, M. J. . Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.15630.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15630. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança