Abordagem freireana na educação escolar e não-escolar: uma mediação educativa/pedagógica que conscientiza
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16231.037Resumo
Este ensaio fenomenológico Merleau-pontyano compartilha dimensões fundamentais do legado de Paulo Freire para a educação escolar e não-escolar. Trata das mediações/estratégias metodológicas populares que promovem a construção dialógica do conhecimento e da conscientização. O objetivo é apresentar aspectos relevantes dessa problematização histórico-epistemológica a partir de leituras, de estudos e de pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Mediação Pedagógica e Cidadania da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, coordenado pelo Prof. Dr. Danilo Streck. O diálogo articula leituras freireanas com discussões de Gohn (2006). Evidencia-se o desafio da necessária interface entre os espaços escolares e não-escolares para fortalecer o potencial emancipatório do legado teórico-metodológico freireano nos distintos tempos-lugares pedagógicos.
Palavras-chave: Educação não-escolar. Educação escolar. Abordagem freireana.
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