Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes Freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16319.007

Resumo

O foco deste estudo recai sobre os movimentos de comunicação alternativos de caráter popular, especificamente os denominados Radiodifusão Comunitária. Tomando como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica, teve-se o objetivo de analisar as contribuições do pensamento educacional de Paulo Freire para a formulação de uma proposta de comunicação potencialmente mais horizontal e participativa no Brasil e na América Latina. Com base na obra de Paulo Freire e em autores do campo da comunicação, destaca-se como principais contribuições Freireanas: a ideia de que comunicar, informar e educar são elementos indissociáveis nos processos de comunicação social; a denúncia acerca das práticas bancárias na educação e na comunicação; o enfrentamento do monopólio da palavra e o encorajamento para que todos/as possam fazer ouvir a sua voz; a premissa de que a inteligibilidade do mundo se constitui na interação homem-mundo; e, por fim, o caráter dialógico da comunicação humana como força motriz de uma proposta de mídia mais democrática.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

COCCO, R. .; ELOISA CAIMI, F. . Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes Freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitária. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–23, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16319.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16319. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança