Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16433.008

Resumo

Este trabalho teve por objetivo examinar a importância e a utilização do legado de Paulo Freire para a compreensão da natureza da educação, dos condicionamentos históricos sociais da escola e da relação prática pedagógica-prática social. Para tanto, analisamos um acontecimento discursivo ocorrido em instituições de ensino da cidade de Maceió, Ceará. Para proceder à referida análise, além da teoria freireana, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, fundada na França, por Michel Pêcheux, ancorada no Materialismo Histórico-Dialético. A partir do caso analisado, demonstramos que, ao contrário das acusações que atribuem às ideias freireanas a responsabilidade pelos resultados negativos da educação brasileira, o que existe é a total ausência das referidas ideias na realidade concreta das escolas brasileiras na atualidade. Essa constatação reafirma a importância de sua obra como ponto de resistência contra políticas conservadoras e práticas pedagógicas excludentes.

Palavras-chave: Paulo Freire. Educação. Discurso.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

ALMEIDA DOS SANTOS, L. .; MELO, V.; DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE, M. Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16433.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16433. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança