Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16462.013

Resumo

Este ensaio tem como objetivo desvelar as ressonâncias do pensamento de Paulo Freire e da feminista negra bell hooks para a proposição de uma educação sexual transgressora que promova a inserção crítica na realidade, o questionamento da heteronormatividade, a apropriação de uma linguagem de resistência, de modo a favorecer a construção da autonomia e a emancipação de sujeitos sexuais dissidentes. Reafirma-se, aqui, a relevância do legado freireano para consolidação de uma educação como prática da liberdade. O caráter emancipador do projeto educativo freireano catalisa o enfrentamento às estratégias reacionárias ocultas nos projetos de lei propostos pelo programa Escola Sem Partido, que visam minar a democracia, instaurar uma escola da mordaça e criminalizar educadoras e educadores que atuam na perspectiva da transformação social.

Palavras-chave: Paulo Freire. Educação sexual transgressora. Sexualidades dissidentes.

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

RODRIGUES DE SOUSA , F. Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16462.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16462. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança