A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16463.028

Resumo

Neste artigo, de natureza bibliográfica, analisa-se o modo como Paulo Freire empregava a “ética” como princípio fundante de suas reflexões, problematizações e argumentações sobre a inserção do trabalho social religioso no seio das relações sociais latino-americanas. Foram examinadas as seguintes obras sob as lentes da Análise Arqueológica do Discurso, com base em Foucault (2000): Ação cultural para a liberdade e outros escritos, edição de 1981; Educação como prática da liberdade, edição de 1967; Pedagogia do oprimido, edição de 1987; Extensão ou comunicação?, edição de 1983; e Os cristãos e a libertação dos oprimidos, edição de 1978. Evidencia-se que o entendimento de Paulo Freire sobre as questões éticas e religiosas não guardam somente um modo específico de ser, pois a ética funciona como um parâmetro de análise crítica de diferentes manifestações sociais e históricas sobre a questão religiosa e sua relação com o povo. Conclui-se que o significado da noção e do uso do significante “ética” como um princípio de criticidade é recorrente na argumentação, no posicionamento e na ordem discursiva freireana.

Palavras-chave: Paulo Freire. Ética. Religião.

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Publicado

2021-03-05

Como Citar

CARLOS, D. do S. S. V.; JORGE LOPES DA SILVA, E. . A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16463.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16463. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança