O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atual
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16554.047Resumo
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921. Completou 60 anos de idade no Brasil, uma vez que seu retorno do exílio se deu em 1980. Morreu antes de completar 76 anos; portanto, segundo o critério etário, viveu a fase da velhice por 15 anos. Nesse sentido, o objetivo deste texto é buscar na obra À sombra desta mangueira, de Freire, reflexões sobre a velhice. A questão que nos moveu a realizar o estudo foi: Que legado esse criador de ideias pedagógicas deixou sobre velhice para os seus leitores? A análise da obra permitiu identificar a concepção de velhice trazida por Freire, à luz do contexto brasileiro de envelhecimento populacional e das pesquisas da área de Gerontologia. Foi possível concluir que o autor não admite que os critérios da velhice possam ser puramente os do calendário, o que aproximou sua história de vida dos estudos acadêmico-científicos sobre velhice.
Palavras-chave: Paulo Freire. História de vida. Velhice.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.