Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16591.015

Resumo

O artigo apresenta um retrato aproximado de trabalhos sobre educação e tecnologia no Brasil que anunciam terem sido desenvolvidos com o referencial de Paulo Freire. A composição realizada por meio de análise de conteúdo expõe características da amostra de 29 artigos. A investigação também focou um ponto desse retrato ao discutir se os trabalhos abordavam relações de poder, exploração e dominação, elementos comuns em abordagens críticas e examinadas a partir de contribuições de Apple e Au (2015) e Selwyn (2016a, 2017), em diálogo com Freire (1987, 1998). Embora não apresentem aderência ao discurso predominante na literatura da área, a maioria dos artigos não explora essas questões caras a uma abordagem crítica. Nos limites desta pesquisa, destaca-se a necessidade de mais trabalhos sobre educação e tecnologia com referencial de Freire que considerem a natureza política da tecnologia.

Palavras-chave: Paulo Freire. Educação. Tecnologias.

Downloads

Métricas

Viste PDF
772
Jan 22 '21Jan 25 '21Jan 28 '21Jan 31 '21Feb 01 '21Feb 04 '21Feb 07 '21Feb 10 '21Feb 13 '21Feb 16 '21Feb 19 '2138
| |
Altri formati
92
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20268
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 7
  • Mendeley - Readers: 4
  • Mendeley - Readers: 1

Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho, PPGE-UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico). É editora-responsável pela Revista Educação e Cultura Contemporânea. Coordena o Grupo (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec), integra os grupos de pesquisas TIC nos Processos Educacionais (TICPE/UNESA) e Discursos da Educação e Tecnologia DEdTec (PUC-Rio). É avaliadora Ad-hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e participa do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), em nível nacional e regional Sudeste. Colabora com o Instituto Paulo Freire, onde coordenou o setor de Educação a Distância e a constituição de redes on-line (2009-2012). Trabalhou no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) entre 2004 e 2008. Suas pesquisas, inicialmente voltadas para educação, comunicação e formação a distância, desde 2015 foram ampliadas para relações entre educação e tecnologias sob abordagens críticas, entre elas, a desenvolvida por Paulo Freire.

Suzana Elisa Cunha Marques, PPGE-UNESA

Mestra em Educação pela UNESA, Pós-graduada em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Pedagoga pela UERJ. Atua como Tutora do Consórcio CEDERJ na disciplina Educação e Trabalho, e no Sebrae/RJ, como Orientadora de Negócios. Tem experiência com docência a distância e elaboração de conteúdo para a área de empreendedorismo e pedagogia (educação e trabalho), sobre a qual também ministra palestras.

Carolina Carvalho Pellon, PPGE-UNESA

Mestre em educação pela UNESA e pedagogia. Profissional com passagens pelos segmentos do Ensino Superior e Educação Básica, atualmente trabalha como coordenadora pedagógica do Ensino Médio na rede Marista. Na educação Básica já atuou nas áreas de coordenação, credenciamento e autorização de Escola e cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio. No ensino superior, desenvolveu atividades em projetos para a melhoria de processos tanto dos educandos quanto dos educadores.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

DE SÁ CARVALHO, J.; CUNHA MARQUES, S. E.; CARVALHO PELLON, C. Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16591.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16591. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança