Formação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16601.002

Resumo

Este estudo analisou a presença e a reinvenção do pensamento de Paulo Freire nas políticas e nas práticas de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos desenvolvidas no âmbito da Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá, São Paulo, entre 2013-2016. Partiu-se do pressuposto de que elementos da proposta de formação docente, posta em prática na Gestão Paulo Freire (1989-1992), vêm sendo mantidos e recriados na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, submetidos, porém, a condicionantes que ganham ou perdem força em função do compromisso político assumido pela administração pública. A pesquisa qualitativa adotou os seguintes procedimentos metodológicos: análise de documentos, entrevistas e observação participante. O referencial teórico contou, principalmente, com aportes de Paulo Freire, Vitor Paro e Rubens de Camargo. Os achados confirmaram a hipótese inicial, apontaram condicionantes envolvidos no ressurgimento de pressupostos freireanos na formação docente e demonstraram a viabilidade da reinvenção do legado de Freire em políticas e redes públicas de ensino.

Palavras-chave: Paulo Freire. Política educacional. Formação de professores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
768
Sep 25 '20Sep 28 '20Oct 01 '20Oct 04 '20Oct 07 '20Oct 10 '20Oct 13 '20Oct 16 '20Oct 19 '20Oct 22 '2014
| |
Outros formatos de visualizações
35
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Biografia do Autor

Fernanda Quatorze Voltas, Universidade Federal do Espírito Santo

Fernanda Quatorze Voltas Saul é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É docente pesquisadora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua no curso de Pedagogia e demais Licenciaturas. Integra o grupo de pesquisa O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira, na PUC-SP, e o grupo de pesquisa Ensino e Extensão Multidisciplinar: Estado, Democracia e Educação Pública (GEPEM-EDEP), na FE-USP. É membro da Rede Freireana de Pesquisadores (facebook.com/redefreireana/). É parecerista ad-hoc de periódicos bem qualificados da área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Currículo, EJA e Metodologia da Pesquisa.

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ana Maria Saul é Mestre e Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da PUC/SP, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação:Currículo e Educação e no Mestrado Profissional: Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa sobre o pensamento freireano, com destaque para os temas: políticas públicas, currículo e formação de educadores. É pesquisadora nível 1 do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. A pesquisa desse grupo analisa o legado e a reinvenção do pensamento de Freire na educação brasileira, a partir da década de 1990. Essa investigação conta com pesquisadores de 20 PPGEs sediados em 12 Estados. Demais atribuições e participações: membro do Corpo Editorial da Revista Científica e-Curriculum (Qualis A2), e do Conselho Editorial das Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, (Qualis A2) e Revista Em Aberto_INEP (Qualis B1). Coordena a Rede Freireana de Pesquisadores, é membro do GT de Currículo da ANPEd e integra o quadro de sócios da ABdC. Nessa associação, assumiu a vice-presidência, durante as duas últimas gestões. Atua como parecerista de revistas científicas bem qualificadas e das agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESP.

Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos

Alexandre Saul é Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente pesquisador da Universidade Católica de Santos (UniSantos), atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado), no curso de Pedagogia e demais Licenciaturas. Faz parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UniSantos e Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa Instituição, desde 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas e práticas de Currículo, Formação de Professores, Educação Popular e Pesquisa-ação. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), no período 2019-2020, como Coordenador de Publicações e é Editor-Assistente da Revista e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 - Qualis CAPES A2). É integrante do Banco Nacional de Avaliadores (BASis), do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), certificado pelo INEP/MEC. Participa, desde o ano de 2016, da Coordenação da Comissão Organizadora da Mostra de Pesquisa em Educação do PPGE da UniSantos, que se encontra em sua XV edição.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

QUATORZE VOLTAS, F. .; SAUL, A. M.; SAUL, A. Formação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16601.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16601. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança