Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16602.011

Resumo

Este artigo teve como objetivo resgatar e refletir como os ensinamentos de Paulo Freire sobre os ideais de uma educação libertadora, dialógica e democrática podem auxiliar a efetivação dos pressupostos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Buscou-se discutir os conceitos fundamentais nos estudos Freirianos para a execução de uma educação humanística nos ínterins das escolas contemporâneas, visando à formação omnilateral dos educandos, a fim de que estes possam ser capazes de construir suas sociabilidades como cidadãos autônomos e protagonistas de suas histórias. O legado Freiriano parece extremamente atual em função da realidade que tanto aflige os profissionais da educação brasileira. Dessa forma, o texto discute os pressupostos da educação profissional à luz dos ensinamentos do grande educador brasileiro.

Palavras-chave: Paulo Freire. Educação Profissional. Formação integral.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

URBANETZ, S. T.; BASTOS, E. N. M. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16602.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16602. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança