A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular

Resumo

Este artigo pretende discutir a educação popular no âmbito do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), considerando um de seus pressupostos básicos a formação política. O intuito é mostrar como a presença de Paulo Freire, primeiro presidente do CEAAL, foi fundamental para a formação e a atuação desse grupo ao longo de sua história. Os argumentos fundamentam-se na identificação de categorias freirianas consolidadas na literatura e presentes nos dois mais recentes documentos do CEAAL em 2018 e 2019. Ambos os documentos são produto do coletivo de educadores populares de 21 países da América Latina. Fez-se uma análise léxica simplificada com o software Vayant Tools, a partir da contagem de palavras em cada texto e comparadas aos verbetes de um dicionário sobre a obra freiriana. As seis categorias identificadas contribuem para uma revisão crítica e desafios da formação política hoje na perspectiva da educação popular.

Palavras-chave: Paulo Freire. Educação popular. Formação política.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro de Carvalho Pontual, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em História da Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP. Professor visitante do PPGEdu da UNIRIO.

Maria Auxiliadora Delgado Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Astronomia pelo Observatório Nacional (MCT), Mestre em Astronomia pelo MCT. Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO (Mestrado e Doutorado).

Publicado
2021-05-22
Seção
Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança