Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16638.029

Resumo

Neste artigo, estuda-se a possibilidade de relacionar a teoria pedagógica de Paulo Freire, em especial sua obra Pedagogia do oprimido, à Teologia da libertação na América Latina, a partir da categoria de visão social de mundo, como conceito de uma certa tradição do marxismo que percorre desde Lucien Goldmann a Michael Löwy. Nessa proposta, entender o cristianismo de libertação, não apenas como movimento social, mas também como portador de uma determinada visão social de mundo, permitiu compreender a obra de Paulo Freire como parte de um grupo social que constitui uma totalidade significativa completa e coerente, com características explícitas. A abordagem deste estudo teve caráter interdisciplinar, a qual associou Filosofia da Educação, Sociologia e Estudos da Religião. Com inspiração na metodologia da Sociologia do Conhecimento, propõe-se que a biografia de Freire apenas confirma alguns elementos de suas opções ético-críticas compartilhadas, as quais podem ser aprofundadas com potencial subversivo.

Palavras-chave: Cristianismo de libertação. Teologia da libertação. Pedagogia do oprimido.

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Biografia do Autor

Allan da Silva Coelho, PPGE-USF

Licenciado em filosofia, doutor em Ciências da Religião. Professor no PPGE-USF. Pos doutor pela EHESS-Paris.

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

DA SILVA COELHO, A.; MALAFATTI, F. Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16638.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16638. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança