O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16683.039

Resumo

Este artigo é fruto de nossos estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) sobre as contribuições do legado de Paulo Freire para a Educação e a Escola do Campo. O estudo parte da premissa de que suas raízes estão intrinsecamente ligadas à Educação Popular. Para a elaboração deste texto, contamos com um estudo bibliográfico e documental que fundamentou as evidências que apresentamos sobre as contribuições da teoria freireana para a compreensão dos desafios que se impõem à educação e à sociedade brasileira na atualidade. As relações existentes entre a Educação Popular e a Educação do Campo traduzem-se em iniciativas exitosas de formação/escolarização que estão em marcha em face do protagonismo do Movimento da Educação do Campo nos seus 20 anos de existência.

Palavras-chave: Teoria freireana. Educação Popular. Educação do Campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Matemática pela Université Joseph Fourier. 

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Dileno Dustan Lucas de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

MARIA DA SILVA LIMA, . I. .; ANTÔNIO MUFARREJ HAGE, S.; DUSTAN LUCAS DE SOUZA, D. . O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16683.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16683. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança