Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16809.051

Resumo

Este texto é decorrente do aprendizado proveniente de escuta de alteridade que ressignifica pensamentos sobre alfabetização no contexto histórico-social de alfabetização de jovens e adultos em Moçambique. Discussões em torno dos estudos de Foucault e da Legislação moçambicana potencializaram a construção do texto, cujo objetivo foi compreender e questionar o lugar da alfabetização como direito nos discursos políticos de combate à pobreza, relacionando-os às práticas curriculares no contexto moçambicano. Destaca-se a ideia de pensar-se em uma perspetiva curricular que favoreça todos os sujeitos do espaço e do tempo escolar. Esse olhar de alfabetização é tecido como um direito à educação com referência especial à Educação de Jovens e Adultos. Por isso, é necessário promover a valorização das experiências locais e dos diferentes sujeitos dos processos pedagógicos como um dos possíveis caminhos de elaboração de políticas e práticas curriculares na alfabetização de jovens e adultos.

Palavras-chave: Alfabetização. Analfabetismo. Currículo. Direito à aprendizagem.

Downloads

Métricas

PDF views
562
Apr 22 '21Apr 25 '21Apr 28 '21May 01 '21May 04 '21May 07 '21May 10 '21May 13 '21May 16 '21May 19 '215.0
| |
Other format views
58
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20269
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 20
  • Mendeley - Readers: 3

Biografia do Autor

Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse, Universidade Rovuma

Professor na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma (UniRovuma), Nampula-Moçambique, Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

CORNÉLIO NTUNDUATHA JULIASSE, A. . Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–13, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16809.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16809. Acesso em: 26 abr. 2025.