A supervisão pedagógica e a formação contínua: mitos e percepções por meio de narrativas dos professores do Distrito de Monapo
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16810.014Resumo
Que percepções os professores têm sobre a supervisão pedagógica? Esta pode ser a questão fundante de uma pesquisa narrativa com os professores do distrito de Monapo, na Província de Nampula, Norte de Moçambique, que desenvolvemos no âmbito do curso de Doutoramento em Inovação Educativa, na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. O objectivo foi analisar as experiências dos professores sobre a supervisão pedagógica. Para tal, pedimos aos professores para que produzissem textos, narrando suas vivências na escola, enquanto objectos e/ou sujeitos do processo de supervisão. Esse exercício consideramos como metodologia do nosso estudo. Para a efectivação do objectivo, tomamos como indicadores: o papel do supervisor, as competências do supervisor, a percepção do que é a supervisão e os desafios da supervisão. Por meio dos depoimentos dos professores, pudemos concluir que há uma evidência no âmbito das implicações para o supervisionando, pois os procedimentos tidos na sua execução, na sua percepção, não são os mais adequados para o acompanhamento e o desenvolvimento do trabalho docente, uma vez que entendem a supervisão como uma prática administrativa, com função fiscalizadora e punitiva. Desse modo, eles não consideram um instrumento auxiliar do seu desenvolvimento profissional. Assim, quando a supervisão toma o carácter de assistência à aula, esse processo tem sido considerado um “acontecimento” e não uma prática espaço/momento de formação para alguns supervisores e/ou professores.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Experiência em supervisão pedagógica.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.