Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16952.049

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) junto às demandas educacionais contemporâneas. Para tanto, optou-se pelo estudo da educação brasileira a partir da chave analítica proposta por Paulo Freire, em sua defesa dos processos formativos permanentes. Para além das disposições cultivadas pelas referidas tecnologias e seus impactos nas diversas instâncias sociais, o artigo procura investigar a contextualização das estruturas de poder em que tais tecnologias se assentam, de modo a torná-las aptas ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à emancipação dos atores escolares.

Palavras-chave: Formação permanente. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Educação escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria José da Silva Dias, Universidade Paulista

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo *Unifesp). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora Coordenadora do curso de Licenciatura em Sociologia na Universidade Paulista e Professora Tutora na Fundação Getúlio Vargas.

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

JOSÉ DA SILVA DIAS, M.; PESCE, L. . Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16952.049. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16952. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança