O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educação

Autores

  • Rosane Kreusburg Molina Unisinos
  • Eliana Schlemmer Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0008

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o impacto das políticas educacionais voltadas ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (por exemplo, o Programa Nacional de Informática na Escola – ProInfo) na vida de escolas de Ensino Fundamental de dois municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. O marco teórico baseia-se no pensamento de Peter McLaren, de Stephen J. Ball e de Berger e Luckmann. A coleta de dados foi realizada com professores com mais de 10 anos de docências nas respectivas redes, mediante análise de documentos, entrevistas, narrativas e grupo de discussão. Concluiu-se que: a) os efeitos positivos na qualidade da Educação mediante o uso das TIC são ainda inexpressivos e ocorrem por esforços individuais de alguns professores; b) as experiências relacionadas com o uso das TIC não estão contempladas nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas; c) as ações de formação estão limitadas às competências técnicas dos professores vinculados aos laboratórios; d) há manifestação de desconforto em relação à estrutura de poder, à divisão do espaço-tempo escolar e às formas de comunicação. A pesquisa indicou que a possibilidade de melhoria da qualidade da educação mediante experiências relacionadas com o uso das TIC exige uma política que considere a cultura profissional docente, bem como as características que conformam a micropolítica da organização escolar.

 

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e da Comunicação. Contextos escolares. Qualidade da Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosane Kreusburg Molina, Unisinos

Dra. Ciencias da Educação

PPGEdu Unisinos

Linha de Pesquisa Educação, História e Políticas

Eliana Schlemmer, Unisinos

Dra. Ciências da Educação

PPGEdu Unisinos

Linha da Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

MOLINA, R. K.; SCHLEMMER, E. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 91–100, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1700. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos