O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educação

Autores

  • Rosane Kreusburg Molina Unisinos
  • Eliana Schlemmer Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0008

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o impacto das políticas educacionais voltadas ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (por exemplo, o Programa Nacional de Informática na Escola – ProInfo) na vida de escolas de Ensino Fundamental de dois municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. O marco teórico baseia-se no pensamento de Peter McLaren, de Stephen J. Ball e de Berger e Luckmann. A coleta de dados foi realizada com professores com mais de 10 anos de docências nas respectivas redes, mediante análise de documentos, entrevistas, narrativas e grupo de discussão. Concluiu-se que: a) os efeitos positivos na qualidade da Educação mediante o uso das TIC são ainda inexpressivos e ocorrem por esforços individuais de alguns professores; b) as experiências relacionadas com o uso das TIC não estão contempladas nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas; c) as ações de formação estão limitadas às competências técnicas dos professores vinculados aos laboratórios; d) há manifestação de desconforto em relação à estrutura de poder, à divisão do espaço-tempo escolar e às formas de comunicação. A pesquisa indicou que a possibilidade de melhoria da qualidade da educação mediante experiências relacionadas com o uso das TIC exige uma política que considere a cultura profissional docente, bem como as características que conformam a micropolítica da organização escolar.

 

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e da Comunicação. Contextos escolares. Qualidade da Educação.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
714
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202688
|

Biografia do Autor

Rosane Kreusburg Molina, Unisinos

Dra. Ciencias da Educação

PPGEdu Unisinos

Linha de Pesquisa Educação, História e Políticas

Eliana Schlemmer, Unisinos

Dra. Ciências da Educação

PPGEdu Unisinos

Linha da Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

MOLINA, R. K.; SCHLEMMER, E. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 91–100, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1700. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos